leitura – Jornal O Destaque – Mococa e Região

O sonho de voltar a mastigar e sorrir - Por Dra. Fabiana Depaschoal - Depaschoal Odontologia.

29/03/2022 - Esse artigo é dedicado para toda pessoa que perderam seus dentes e sonham em poder a voltar a mastigar e sorrir como se tivessem seus dentes naturais. A perda dentária pode acontecer devido a vários motivos, seja pelo envelhecimento, seja por acidente ou em decorrência de uma doença. Além de prejudicar o processo da mastigação e alimentação, a auto estima, muitas vezes, fica comprometida. Mas então, será que é possível reverter essa situação ? Pois é, a nossa experiência com a prótese fixa sobre implantes tem demonstrado que essa é uma realidade cada vez mais próxima e acessível.

Mas do que se trata esse tipo de prótese? Bom .... é uma prótese total, ou seja uma prótese que abrange todos os dentes podendo ser os superiores e ou inferiores e retida por implantes. Pode ser realizada em pacientes totalmente desdentados ou em pacientes desdentados parciais cujo dentes remanescentes não têm condições funcionais de suportar uma prótese móvel ou fixa.

Trata-se de um processo rápido que pode ser concluído em poucos dias, mediante planejamento prévio. Esta realizada em poucos dias é denominada prótese carga imediata, ou seja, logo após a colocação dos implantes a prótese já é parafusada e o paciente, de 48 a 72 horas, já pode voltar a mastigar e sorrir. Entretanto em alguns casos a carga imediata não é indicada ou não é possível, quando isso ocorre o paciente pode precisar esperar até 4 meses para colocar os dentes.

Mas e aí qualquer paciente pode realizar esse modelo de prótese? Bem... todo paciente precisa passar por uma avaliação prévia criteriosa de sua saúde , a partir daí o cirurgião dentista irá decidir os exames médicos necessários de acordo com cada indivíduo, e um exame radiográfico ou tomográfico é solicitado para ver se o paciente tem osso suficiente para realizar o processo, caso não haja osso suficiente pode ser realizado enxertos prévios para posterior colocação dos implantes.

Pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por exemplo, precisam estar controlados para o momento da cirurgia. Pacientes fumantes também precisam ser orientados que o cigarro pode afetar a osseointegração dos implantes.

A taxa de sucesso dos implantes osseointegrados é de 97%, portanto é um procedimento seguro e previsível, desde que sejam bem planejados.

A cirurgia pode ser feita de maneira tradicional, ou seja, com incisão e sutura, ou de forma guiada, onde, através de exames de imagens e planejamento virtual, é confeccionado um guia cirúrgico que é instalado na boca do paciente. Através desse guia instalamos os implantes sem incisões, tornando o procedimento mais rápido, confortável e o pós operatório bem melhor.

Portanto, o sonho de voltar a mastigar e sorrir é sim possível!

Expediente

Jornal O Destaque
CNPJ 96 252 796/0001-49
Rua Cel Diogo, 1554 – Centro
Mococa-SP

Fale Conosco

Telefax: (19) 3656 1582
Whats: (19) 9 7420-1037
destaquemococa@gmail.com