leitura – Jornal O Destaque – Mococa e Região

Perdi todos os meus dentes. E agora? Como voltar a mastigar e a sorrir com segurança?

24/02/2022 - Olá pessoal, vamos falar hoje de um problema muito comum e que atormenta muitas pessoas.

Vou iniciar falando das principais causas da perda dentaria, que podem ser inúmeras, desde traumas por acidentes, como doenças periodontais, falta de recursos no tratamento preventivo, extrações sem necessidade entre muitas outras.

Esses pacientes por muito tempo sentiam-se inseguros, por falta de tratamentos adequados para reabilitar de modo correto.

A odontologia evoluiu muito nos últimos anos nos tratamentos preventivos para evitar a perda dental porem , ainda há uma grande parcela da população que não teve acesso a esses tratamentos e acabou por perder seus dentes.

E como essas pessoas podem voltar a mastigar, sorrir e falar com eficiência e tranquilidade novamente?

Para isso, nos remetemos a década de 1960, quando um pesquisador sueco chamado Per Ingvar Branemark, descobriu, ao acaso, que o metal Titânio se adere firmemente ao tecido ósseo. Após estudos chamou esse fenômeno de ossseointegração. A partir dai, o Professor Branemark passou a fazer estudos para desenvolver um sistema para reabilitar os que ele chamava de mutilados orais.

E ele desenvolveu os implantes osseointegrados, e com isso o protocolo de reabilitação oral suportados por implantes.

É o que nos chamamos hoje de prótese tipo protocolo de Branemark, onde são colocados de 4 a 6 implantes seja na mandíbula(inferior) ou na maxila(superior) e parafusamos uma prótese total.

Durante as últimas décadas os implantes osseointegrados foram evoluindo tanto na sua forma tridimensional quanto no tipo de sua superfície, os tornando mais previsíveis, aumentando o sucesso das reabilitações e simplificando a técnica de sua instalação.

Antigamente, colocávamos os implantes em uma fase e, somente depois de 6 meses, realizávamo-nos as próteses. Hoje, já trabalhamos com o que chamamos de carga imediata, ou seja, ao colocarmos os implantes já confeccionamos s as próteses de imediato, instalando-as dentro de 2 a 3 dias. Essa instalação mais rápida das próteses eliminam a necessidade do paciente passar seis meses com uma próteses total convencional. E isso, além de tornar o tratamento mais rápido, é tão seguro e previsível quanto a carga tardia. desde que bem planejado antes com exames de imagem, e planejamento correto das próteses.

A cirurgia também se tornou mais simples, antigamente achávamos que precisaríamos de implantes longos e largos, portanto, quase todo paciente precisaria passar por enxertos ósseos extensos, o que significava mais uma cirurgia e mais tempo de espera para finalizarmos o tratamento. Atualmente temos técnicas e implantes diferenciados com superfícies tratadas que possibilita a colocação de implantes em áreas que até então não conseguíamos.

E a evolução não para por aí. A tecnologia aliada a técnica nos proporciona hoje fazermos as cirurgias virtualmente guiadas. Mas o que é isso?

Com exames de tomografia 3D utilizamos softwares especiais onde planejamos os implantes e imprimimos um guia cirúrgico, totalmente fiel a anatomia, que, na hora da cirurgia, instalamos na boca do paciente e fazemos os implantes, sem cortes nem sutura. Isso, além de proporcionar muito mais conforto pós-operatório, traz uma precisão altíssima.
Pois bem, e a prótese, como é?

Previamente a cirurgia, são realizadas consultas de moldagens, avaliação da anatomia facial para que se selecione os dentes com forma, tamanho e cor que harmonizam com a face de cada paciente.

O resultado é realmente surpreendente!

Após finalizado o tratamento, o paciente tem devolvido sua função mastigatória, e a estética fica sensacional.

Ou seja, ficar livre das dentaduras hoje é possível, e de forma confortável e rápida, basta consultar um especialista que tenha a tecnologia e a ciência para executar.

Ficaram com alguma dúvida. Me mande que terei o prazer em responder. Uma ótima semana a todos.

Dra. Fabiana Depaschoal - Depaschoal Odontologia.

Expediente

Jornal O Destaque
CNPJ 96 252 796/0001-49
Rua Cel Diogo, 1554 – Centro
Mococa-SP

Fale Conosco

Telefax: (19) 3656 1582
Whats: (19) 9 7420-1037
destaquemococa@gmail.com