leitura – Jornal O Destaque – Mococa e Região

A Educação de Mococa e a sétima Arte!

06/09/2022 - Mococa possui uma das mais belas salas de projeção do Brasil. Entretanto, a freqüência de ida ao cinema é menos 50% de antes da pandemia e apenas 34% dos brasileiros têm o hábito de ir ao cinema ao menos uma vez por mês.

Além desse quadro, que não é nada animador, as plataformas de streaming entraram com tudo na vida do espectador, do cinéfilo, que hoje prefere a segurança e o conforto da sua casa. É um entretenimento caro, não somente pelo preço do ingresso como também pelo preço do combustível etc.

Mas para quem é fã, mesmo, da telona, a diversão está voltando aos poucos e é diversão garantida, aquele momento em que a gente se esquece do mundo e tenta vivenciar, sem interrupções, o drama, o thriller, a comédia, a ação, o terror.

Campanha Amigos do Cinema

Na pandemia, a frequência às salas de cinema reduziu drasticamente, e não foi diferente com o nosso bravo Cine Mococa, o que já vinha acontecendo até antes de 2020. Então, a diretoria, preocupada com a redução de público, solicitou ajuda de voluntários que, assim como a diretoria, são pessoas que trabalham unicamente para que o cinema permaneça vivo em Mococa. A Campanha Amigos do Cinema é um projeto elaborado por Marta do Espírito Santo e Ivone Rigobello e a idéia central, além de gerar um recurso fixo, é também aumentar o público e trabalhar na sua formação, exibindo filmes de qualidade. Uma das estratégias é buscar mais entidades e empresas que queiram despertar o interesse das pessoas a frequentar o cinema.

Parceria entre Amigos do Cinema e a Prefeitura Municipal de Mococa

Existem pessoas até de fora de Mococa ou do Brasil que adquirem os carnês. São pessoas que não vão usá-los e então são doados ao Departamento de Educação para que crianças da Rede Pública de Ensino possam utilizar os espaços do Cine Mococa. Ao se resgatar o hábito, desde tenra idade, a frequentar o cinema e tomar gosto pela sétima arte por meio da exibição de filmes clássicos e educativos, cria-se um sentimento de apropriação de um dos patrimônios culturais mais importantes da nossa cidade, tornando-o um local em que a comunidade desfrutará de bons espetáculos, um local de encontro, de conhecimento e continuidade cultural de grande importância, necessária para a manutenção da herança e pertencimento do nosso povo. Então, nesse sentido, os amigos do cinema estão também colaborando não só com a permanência desse espaço, vital para a cultura da cidade, mas igualmente com a formação cultural e histórica do cidadão.

A Campanha Amigos do Cinema recebeu um reforço de peso, neste ano de 2022: o trabalho também voluntário de Luiz Carlos Pavan, na programação geral do Cine Mococa. Pavan é um multiartista, pesquisador e produtor cultural, que batalha há muito tempo no fomento e difusão da cultura cinematográfica. Dono de um conhecimento profundo sobre o cinema mais cultural e educativo, esse reforço ao Projeto ganha em qualidade e intensidade, uma vez que Pavan, frequentemente, abre debates ao final da exibição para que os espectadores exponham suas idéias e percepções acerca do filme.

A programação para a Rede Municipal segue uma agenda de exibições até o final do ano. Este mês de agosto terá sessões para o Ensino Infantil, setembro para o Fundamental e assim sucessivamente até dezembro, tendo em vista a capacidade do Cine Mococa, limitada a 534 lugares, e o expressivo número de alunos nas nossas escolas municipais que será contemplado: 1696 alunos!

Com esta parceria, todos os professores da rede estarão recebendo cortesia para a sessão noturna, nos dias 29 e 30. Para retirar seu ingresso, basta apresentar um comprovante de vínculo com a Prefeitura Municipal na portaria do cinema.

Mococa, cidade que valoriza a Educação!

BREVE HISTÓRIA DO CINE MOCOCA

1959

No final da década de 1950 — 18/04/1959 —, Mococa ganhou uma das maiores salas de cinema do Estado de São Paulo, recebendo o nome de Cine Mococa e que se tornaria o mais tradicional da cidade, disputando público com o Cine Teatro Central.

O tamanho da tela de projeção, o número de poltronas e o requinte de sua decoração interna foram decisivos para a supremacia sobre as outras arquiteturas da cidade.
DECORAÇÃO DIFERENCIADA

A ideia de um cinema tão majestoso para a cidade partiu de um querido padre de nome Haroldo, que viu nesta área uma oportunidade para angariar mais fundos para sua paróquia. A visão do padre Haroldo foi muito além da construção de um grande prédio para abrigar a enorme tela de projeção e os 534 lugares disponíveis.

Ele queria uma decoração interna diferenciada, feita por artistas da própria cidade. Com o talento do seu grande amigo e artista, o Prof. Carlos Alberto Paladini, o padre encontrou a solução.

PATRIMÔNIO MOCOQUENSE

O Cine Mococa foi um acontecimento marcante na cidade e a disputa pelo público entre as salas ficou acirrada; porém, a preferência por uma ou outra envolvia também outros fatores.

Após longos anos de prosperidade, o Cine Mococa entrou em crise no final dos anos 90, com grandes possibilidades de fechamento, mas com o apoio da sociedade através de uma campanha para captar associados, o Cine Mococa S/A se reergueu e hoje se mantém como um patrimônio cada vez mais vivo da cidade de Mococa e de toda a região.

CURIOSIDADES

o Projetor XL de procedência Americana funcionou de 18/04/1959 até 10/12/2015 quando foi adquirido o sistema Digital da Marca Barco importado da Suécia e iniciou seu funcionamento em 09/01/2016.

Enquanto usou-se o Projetor XL os filmes vinham em rolos (película). Já com o sistema Digital recebemos um HD que é feito um injest na máquina Digital. Depois recebemos um KDM (Key Delivery Message) é uma chave eletrônica criptografada, geralmente enviada por e-mail que permite a exibição do filme pelo prazo determinado pelo Distribuidor.

O sistema de som também é Digital DOLBY 5.1

TRISTEZA

No dia 30 de setembro de 2011, Mococa ficou mais triste, o cinema ficou mais triste, perdemos uma pessoa muito especial, a história do Cine Mococa passa especialmente pelas suas mãos. Conhecido como Zezé Lippi, aquele senhor simpático que todos os dias ali estavam, ora na portaria, ora na sala de projeção, ora sorrindo e brincando com amigos ou cochilando na cadeira esperando o término do filme.

Falava de sua amizade com Mazzaropi. Lippi era assim, de tanto trabalhar com a sétima arte, fundiu-se com ela, era visível em sua alma identificar a comédia italiana, o romantismo em filmes como “Perfume de Mulher” a qual lembrara sempre, e com bom humor dançava como Al Pacino, imitando até a cegueira do personagem. Chorava toda vez que lembrava do filme “Cinema Paradiso”, e dizia ser o filme de sua vida, o filme que parece ter sido feito especialmente para ele, tamanha identificação com Alfredo, o personagem do filme, interpretado por Phillipe Noiret.

Cuidava com muito carinho do projetor, até mais do que o necessário, engraxava peça por peça, e quando aparecia um barulhinho não sossegava enquanto não resolvia, como um médico que cuida de seus pacientes, assim ele fazia com o maquinário de exibição. O Cinema perde muito com sua partida.

Lippi não era ator ou diretor como eles. Lippi era muito mais que isto, era aquele que com carinho se dedicou, quase a vida toda a arte das emoções, a exibição, pois sem ela, eles não existiriam. Era responsável pelas gargalhadas, lágrimas, raiva, motivação, coisas que só a sétima arte sabe fazer. Lippi era do cinema, assim como o cinema era dele, sem ele fica um vazio, um longo silêncio. Muitas vezes seus olhos azuis ficavam fixos olhando para a tela. A Arte imita a vida, o amigo Lippi parece ser a imitação perfeita da sétima arte. Um homem que se dedicou ao cinema, mas que amava sua família, isto ele sempre dizia, e o fruto deste amor, foi o alicerce desta grande família, formada por ótimas pessoas.

A DIRETORIA ATUAL

A Diretoria atual do Cine Mococa é formada por: Stella Roxo Nobre Souza e Silva, Maria Beatriz Soares Rigobello Lima, Maria Fernanda Gomes, Marcos Antônio Pranckevicius, Marcelo Fraissati, Maísa Porto, Adilson Guisso.

Expediente

Jornal O Destaque
CNPJ 96 252 796/0001-49
Rua Cel Diogo, 1554 – Centro
Mococa-SP

Fale Conosco

Telefax: (19) 3656 1582
Whats: (19) 9 7420-1037
destaquemococa@gmail.com